Olá amores !!!
Hoje vamos conversar sobre as formas de coloração .
As colorações podem ser em forma de gel , pó , creme , spray , mousse ou líquida .
Se classificam em :
1 - Colorações vegetais ;
2 - Colorações metálicas ou progressivas;
3 - Colorações Sintéticas ;
Vou explicar um pouquinho sobre cada uma delas ;
1 - As vegetais utilizam colorantes retirados das plantas e a coloração delas se baseiam em recobrir as cutículas e tem leve penetração no cortex ( ENCONTRADO NO INTERIOR DOS FIOS DO CABELO )
Ex : Henna em forma de pó e Camomila .
A Camomila tem função de clarear após várias aplicações , ela clareia até o tom dourado sendo mais eficiente em cabelos naturais e que já possuam tons claros .
2 - As Metálicas ou progressivas , são formadas de sais metálicos , chumbo ou prata , são chamada de progressivas porque sua tonalidade se desenvolve com sucessivas aplicações .
Elas agem nos fios devido uma reação de sais de metal com o enxofre do cabelo , obtendo assim sulfetos metálicos de cores escuras .
Esse tipo de coloração não é compatível com alguns relaxamentos .
3 - Colorações sintéticas , esse tipo de coloração tem várias utilidades .
São elas :
- Coloração temporária ou tonalizante ;
- Coloração sem-permanente :
- Coloração permanente ou por oxidação :
- Coloração temporária ou tonalizante , não possuem amônia nem água oxigenada , tem função de maquiar a tonalidade dos cabelos , sendo removidas com poucas lavagens .
- Coloração semi-permanente , possui oxidante mais suave que as colorações permanentes e são pouco alcalinas , por isso não penetram profundamente no interior do fio .
É indicada para cabelos que passaram por processos químicos , principalmente alisamentos e relaxamentos .
- Colorações permanentes ou por oxidação , age no interior da haste capilar , permitindo que os colorantes e os oxidantes cheguem até o cortex , substituindo a cor natural por um novo tom .
Os principais componentes de uma coloração permanente são o veículo ou base , o colorante , o alcalinizante e o antioxidante .
Os alcalinizantes abrem as cutículas aumentando o diâmetro dos poros , permitindo assim que os colorantes possam penetrar e reagir.
Há 3 tipos de alcalinizantes que variam de acordo com a coloração e são esses :
Amônia , a Monoetanolamina e Amino Metil Propanol , são eles que proporcionam um meio alcalino que provoca o desprendimento
do oxigênio do oxidante , para que os colorantes se oxidem iniciando a coloração .
Os Anti-oxidantes têm como função não deixar os colorantes oxidarem na bisnaga ou frasco , agem também retardando a oxidação da mistura da coloração com a água oxigenada no preparo , permitido que os colorantes só oxidem no interior da fibra capilar.
O anti-oxidante mais usado é o bissulfito de sódio .
Em breve gravarei um vídeo explicando de uma forma mais fácil de entender .
Nenhum comentário:
Postar um comentário